Astigmatismo

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é um distúrbio visual onde a imagem se forma em vários pontos focais na retina, resultando em uma visão borrada. É causado pelo formato irregular da córnea ou do cristalino. Uma córnea normal é redonda e lisa. Nos casos de astigmatismo, a curvatura da córnea é mais ovalada, como uma bola de futebol americano. Este desajuste faz com que a luz se refrate por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um.

Quais os sintomas?

O sintoma mais comum do astigmatismo é a visão borrada tanto perto quanto longe. Geralmente o paciente desenvolve fadiga ocular, piscando muito, e com dores de cabeça pelo excesso de movimentos tentando focalizar objetos próximos ou distantes.

Qual a causa do astigmatismo?

O astigmatismo é hereditário e pode ocorrer em conjunto com a miopia ou a hipermetropia. Um pequeno astigmatismo pode desenvolver-se ao longo dos anos, devido à alteração da curvatura da córnea.

Quais são as opções de tratamento disponíveis?

Óculos: O astigmatismo pode ser corrigido com o uso do óculos com lentes cilíndricas que faz com que os raios de luz se concentrem em um plano único.
Lentes de Contato: O astigmatismo pode ser corrigido com o uso de lentes de contato tórica ou rígida. A escolha entra os dois tipos vai depender do conforto e da qualidade da visão com a lente. As lentes gelatinosas tendem a não serem efetivas.
Cirurgia: A opção cirúrgica se reserva aos pacientes com mais de 20 anos de idade e que satisfaçam alguns critérios. (Cirurgia refrativa a laser)


© 2016 Instituto de Oftalmologia de Araucária - Todos os direitos reservados